domingo, 29 de junho de 2014

A culinária e as comidas típicas do Haiti

Sabemos que após a tragédia o Haiti passa por dificuldades, pobreza e muita miséria, apenas cerca de 10% da população haitiana tem acesso à água potável. Nas regiões mais pobres as pessoas fazem "biscoitos de barro" com água e sal, para ter o que comer.
Apesar do problema da fome, a culinária haitiana é bastante diversa. Uma variedade de pratos que lembram muito a brasileira, principalmente pelo consumo do arroz e feijão e pela utilização de temperos e pimenta. A cozinha haitiana é fortemente influenciada por outras culturas, como a indígena, africana e europeia, a fusão destes da origem a uma gastronomia rica e variada. Carne de porco, arroz, frutos do mar e frutas tropicais são ricas e comuns nas cozinhas haitianas.
Os pratos típicos incluem arroz e feijão, banana frita, arroz com ervilhas, carne de porco frita, acra, que são fritos e temperados com especiarias abundantes, raízes, sopa picante com peixe ou carne, Tassot, consistindo de peru, carne de vaca ou de cabra preparado com um marinado picante e lagosta cozida ou grelhada, bacalhau à crioula, entre outros.
Quanto bebidas existem ricos sucos de frutas (abacaxi, mamão, manga, goiaba, etc.) Além de outras bebidas populares como rum e licor de coco.
Tassot. Comida típica do Haiti.
Acra com repolho.

Música

A música no Haiti é considerada a segunda maior manifestação cultural, além de sua maior influência vir de fora.
O merengue (dança nacional dominicana) muito conhecido no Haiti, é um ritmo de origem crioula trazidos pelos escravos africanos para as Américas. Era considerado um ritmo vulgar e letras não religiosas, além de pouco musicais, mas foi ganhando destaque ao longo dos anos.
Em seu estilo mais popular, destacam-se instrumentos como saxofones, acordeões, trompetes e teclados, mas seus instrumentos mais típicos são: acordeon, güira (espécie de lata de forma cilíndrica) e bumbo.
É também considerado uma dança alegre, além de contagiante, com passos fáceis que permite ao dançarino mostrar seu “gingado”.

Güira. Instrumento utilizado em músicas haitianas.

Cultura

O Haiti é conhecido por suas ricas tradições folclóricas. O país tem muitos contos mágicos que fazem parte do Vodou haitiano. O ditador Papa Doc era um crente forte no folclore do país e de elementos utilizados para orientar o seu governo brutal do país.
Muitos dos escravos levados à Hispaniola do centro e norte da África nos séculos 16 a 18 praticavam o vodu. Mas o código de escravatura da ilha exigia que todos os escravos fossem batizados como cristãos. A conversão forçada teve grande influência sobre o vodu. Já que os escravos ficaram proibidos de observar abertamente os costumes de sua religião, tomaram de empréstimo diversos elementos do catolicismo a fim de proteger suas práticas espirituais.
Todos os anos, os moradores de Jacmel – cidade costeira no sul do Haiti – se transformam em personagens de contos mitológicos para celebrar o Carnaval. A festa é
uma mistura de vodu clandestino, memórias de ancestrais, sátiras políticas e revelação pessoal, acompanhados de histórias contadas pelos participantes.
Carnaval no Haiti.

Esporte

No início do século XX, foi relatado que a briga de galo era o esporte mais popular no Haiti, apesar de sua popularidade, ter, posteriormente, decrescido. Atualmente, o futebol é o esporte mais popular no Haiti, apesar de o basquete estar crescendo em popularidade. Pequenos clubes de futebol já competem a nível local.
Um exemplo de um time de futebol é o Aigle Noir Athlétique Club é um clube de futebol haitiano com sede na cidade de Porto Príncipe (ou Port-au-Prince em haitiano criolo). Compete na Primeira Divisão do Campeonato Haitiano de Futebol.criolo).
Aigle Noir Athlétique Club – Time de Futebol haitiano.

Fontes bibliográficas: http://bistrocultural.com/1734/carnaval-no-haiti.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Haiti http://haiti3c.blogspot.com.br/2011/06/musica-haitiana.html http://fiqueepordentro1.blogspot.pt/2010/08/culinaria-haitiana.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Aigle_Noir_AC

19 comentários:

  1. SABE ME DIZER COMO ERAM AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS HAITIANAS?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado adorei informações muito útil

    ResponderExcluir
  3. Obrigado adorei informações muito útil

    ResponderExcluir
  4. agora vai tomar no seu cu então parça eu to pouco se fodendo pra vc caralho

    ResponderExcluir
  5. Legal. Boa pesquiza.
    Tenho achado interessante a culinaria deles. Como a banan peze (banana verde frita), o ji spageti (suco de espagueti), o ji pom de tè (suco de batata).
    É uma culinaria muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Olá E.Elias Moreira bom eu vejo que vc está apreendendo mau pq com aluno vc devem deixa o preconceito do lado. Para puder ter boa informação nas suas pesquisa. Ou vou ti um concelho se quiseram ter boas informações é melhor ir ao país origem. OK agora me mostrar onde ou no qual bairro do Haiti vc viu ou encontra comida de biscoitos de bairro? Mantir é do diabo. Bom quem saber ein se vc não é!! É triste para um aluno de 9o ano não sabe fazer direito uma pesquisa sobre outros país, o problemas é que vc deixou racismo preconceito cega a sua mente. O Haiti nunca passou nessa situação. E nunca vai. Certo termos um monte problemas mas somos um povos solidário. É isso a nossa grande filosofia. É Por isso na americana somos primeiro pais negros verdadeiro que pegam liberdade. Estuda cara. O seguinte a comida vc posto se quiseram saber sobre ele so mandá um oi para agente. Bom vou ti ajudar sobre ele vc uma fluta que se chama inhame? Nos temos bastante no Haiti. Ai agente fazem com um tipo de pate com ele okay. Read again

    ResponderExcluir