quinta-feira, 5 de junho de 2014

Haiti: Colonização



Os primeiros humanos nesta ilha, conhecida como Quisqueya pelos índios
arauaques (ou taínos) e caraíbas,5 chegaram à ilha há mais de 7000 anos.
Em 5 de dezembro de 1492, Cristóvão Colombo chegou a uma grande ilha, à
qual deu o nome de Hispaniola. Já no fim do século XVI, quase toda a população nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos conquistadores. Mais tarde passou a ser chamada de São Domingos pelos franceses. A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida à França pela Espanha em 1697. No século XVIII, a região foi a mais próspera
colónia francesa na América, graças à exportação de açúcar, cacau e
café.. Dividida entre dois países, a República
Dominicana e o Haiti, é a segunda maior das Grandes Antilhas, com a
superfície de 76.192 km² e cerca de 9 milhões de habitantes. Com 641
quilômetros de extensão entre seus pontos extremos, a ilha tem formato
semelhante à cabeça de um caimão, pequeno crocodilo abundante na região,
cuja "boca" aberta parece pronta a devorar a pequena ilha de La Gonâve.
O litoral norte abre-se para o oceano Atlântico, e o sul para o mar do
Caribe (ou das Antilhas).
Após uma revolta de escravos, em 1794, o Haiti tornou-se o primeiro país
do mundo a abolir a escravidão.

•O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha. Os espanhóis batizaram o lugar de Hispaniola, ocupando, primeiramente, a porção oriental do território. Escravizaram os índios que ali vivam, e até o final do século XVI, a população nativa foi reduzida em quase toda sua totalidade. O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha. Os espanhóis batizaram o lugar de Hispaniola, ocupando, primeiramente, a porção oriental do território. Escravizaram os índios que ali vivam, e até o final do século XVI, a população nativa foi reduzida em quase toda sua totalidade.
•Em 1697, através da assinatura do Tratado de Ryswick envolvendo Espanha e França, a parte ocidental da ilha, onde atualmente fica o Haiti, foi cedida à França, recebendo o nome de Saint Domingue, sendo a mais importante possessão francesa nas Américas, onde ocorreu o cultivo de açúcar com a utilização de mão de obra escrava africana. Porém, os escravos africanos, influenciados pela Revolução Francesa, rebelaram-se em 1791, liderados pelo ex-escravo Toussaint L’Ouverture.
A abolição da escravidão ocorreu no ano de 1794, Toussaint foi nomeado governador vitalício em 1801. No entanto, uma expedição francesa encarregada de reconquistar a ilha prendeu Toussaint, que fora enviado para França, onde morreu em 1803.
Jean-Jacques Dessalines, antigo escravo, deu continuidade ao movimento de resistência, o resultado foi positivo, pois o país obteve sua independência no dia 1° de janeiro de 1804 e passou a se chamar Haiti, sendo a primeira República Negra das Américas e o primeiro país latino-americano a se declarar independente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário